Por: Raquel Marmentini
A primeira semana de outubro foi de muita agitação na EEB Carlos Fries. Aconteceu a XV Feira do Livro. Este ano com o tema, ACONTECEU ALGUMA COISA: CRÔNICA OU CÔMICA? A cada ano surpresas são proporcionadas a todos, mesmo aos que se envolvem na organização desde o princípio. As discussões acontecem em reunião desde o início do ano letivo, para definir o tema do evento. Após definido o tema organizam-se as equipes de trabalho. Cada equipe fica responsável por determinado setor, e somente, no dia da abertura da feira é que o conjunto aparece, e se transforma em um verdadeiro espetáculo. A solenidade que inaugurou o evento foi na quarta-feira (07/10) à noite com a presença de autoridades, discursos, teatro, danças, encenações de crônicas e músicas, e a banda dos irmãos maristas de Joaçaba, a CESMAR. Um número considerável na platéia prestigiou o evento, que é um projeto destaque em toda a região.
Por que Crônica? De onde surgiu esta idéia? O tema foi escolhido pelo grupo docente em reunião e a idéia surgiu para levar todos por um passeio agradável, saboroso, com bom humor e com reflexões sobre os acontecimentos presentes em nosso dia-a-dia. Pois a crônica tem um sabor peculiar. É um gênero literário, muitas vezes, pouco divulgado, que possui um sabor diferente e que foi proporcionado neste evento, preparado com dedicação carinho e muita criatividade para apreciação de todos os convidados.
A crônica, com este sabor peculiar, diferente, é muito importante porque identifica o ponto de vista, a forma de ver os fatos, ou seja, uma visão pessoal, e, na maioria dos casos, é um texto curto e narrado em primeira pessoa, onde o próprio escritor "dialoga" com o leitor. Isso é o que faz da crônica uma visão crítica, que pode muitas vezes expressar situações cômicas percebidas pelo cronista. E se o hábito de ler deve iniciar na infância, o hábito de fazer uso da palavra e do humor, juntos, também pode começar nesta fase, daí a importância do tema ano.
A feira do livro é um projeto que propõe uma viagem por todos os gêneros e um evento com estas proporções só foi possível com o apoio de muitas pessoas e parcerias. É indispensável citar e agradecer, a participação efetiva da APAE, na pessoa de Renato Franke, o envolvimento da administração pública, prefeito Municipal de Ipira, Sr. Francisco Aguiar, Secretaria de Educação, Sra. Sonia Mara Viero, Secretaria de Obras e Infra-estrutura, Sr. Broeto, Diretoria do Espaço Cultural, Sra. Ivanete Nosswitz, Diretoria do Clube Aliança, Sr. Arlei Ostjen, aos colegas professores, assistentes administrativos e pedagógicos, funcionárias da cozinha, direção e coordenação da EEB Carlos Fries, que não mediram esforços para a concretização de mais este espetáculo.
Um agradecimento especial aos alunos, incansáveis produtores e artistas, que fazem acontecer todo o evento, pois são os que desenham, os que cortam e recortam, pintam, penduram, atam e desatam os nós, representam, e ocupam os palcos, com todo talento para tornar o evento mais agradável e mais alegre. Obrigada a todos: cantores, dançarinos, atores, desenhistas, humoristas, – artistas maravilhosos, que com muita dedicação se prepararam para receber e divertir quem esteve presente, nestes três dias de feira.
A leitura aperfeiçoa a capacidade do ser humano de entender e ver o mundo de forma diferente. O homem é o único ser capaz de escrever a sua história para que os outros possam interpretá-la através do ato de ler. Parabéns aos que promovem a leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário